O que é um plano de negócios?
É um planejamento que serve como base para decisão de abertura de novos negócios e deverá acompanhá-lo enquanto seu negócio existir, é seu ponto de referência, devendo
ser revisto de tempos em tempos e adaptado conforme as mudanças no ambiente empresarial e externo.
Qual a importância do plano de negócios?
Composição do plano de negócios
Analise de mercado.
Qual o potencial deste nicho de mercado? Tente Mensurar em números, pois só assim você terá noção se poderá ser um bom negocio ou não.
Um exemplo simples: A abertura de uma lanchonete em uma academia. Vamos supor que a academia tenha 500 alunos e que você sabe que em média metade dos alunos comem um salgado e um refrigerante, assim o potencial de vendas seria 250 salgados e 250 refrigerantes.
Da mesma maneira do exemplo você pode mensurar o potencial de mercado para qualquer tipo de negócio, alguns com um pouco mais de dificuldade, mas nem por isso muito difícil.
Analise operacional.
Também é necessário levantar os aspectos OPERACIONAIS da empresa:
Analise financeira.
Aqui é onde a maioria dos empreendedores está sedenta por chegar, ao resultado! Para chegar ao resultado da sua idéia é preciso descobrir: Qual investimento inicial, custos fixos e variáveis, expectativa de vendas, preço de venda dos produtos / serviços, expectativa de lucro / prejuízo, ponto de equilíbrio e capital de giro necessário.
Neste ponto você terá como avaliar o quanto é interessante iniciar seu próprio negócio, e o que é melhor baseado em números.